8.7.16

Renovação da Camada de Ozônio

|| || ||

Olá, leitores preocupados com o Meio Ambiente! Não, não vamos reclamar das temperaturas dessa vez, embora dê vontade. Hoje viemos com uma notícia boa! Pois é, parece que há algum tempo está tendo uma renovação da camada de ozônio, perto da Antártida, de acordo com a revista Science. Como que isso está acontecendo é a pergunta principal que procuramos responder para vocês. Além disso, vamos situar o Protocolo de Montreal nisso, e que tipo de reações químicas acontecem tanto na destruição como na reconstituição da camada. E a importância disso, no social e ambiental? 

Para respondermos tudo, decidimos fazer um vídeo, explicando a parte do processo de formação do buraco, assim como a restauração dele, tomando como base as ideias dadas pela revista Science. Isso tudo é muito interessante, nós aprendemos muito e esperamos poder mostrar o porquê de os CFC's serem tão nocivos à camada de ozônio. Clicando em 'continue lendo' você poderá desvendar esse fenômeno incrível lá da Antártida, que trará repercussões maravilhosas para o planeta!




  • Alguns produtos com CFC's ainda utilizados comercialmente
Desde o Tratado de Montreal muitos produtos que utilizavam o gás CFC em sua produção tiveram sua comercialização proibida. Muitos desses produtos do nosso dia a dia (alguns deles bem necessários) continuam no mercado, pois as indústrias ainda buscam outras formas de produção.

Inaladores
















Entre esses produtos estão os inaladores, que são utilizados no tratamento de doenças pulmonares obstrutivas crônicas. O mais comum deles é o dosimetrado, que libera CFC em sua ativação, quando uma dose de medicação é pulverizada na forma de aerossol. Embora o uso de inaladores que liberam CFC tenha sido proibido em 2009 pela FDA (Food and Drug Administration), os cientistas ainda procuram uma alternativa menos danosa para o produto.

Extintores de Incêndio
















O extintor de incêndio, por causa dos haloalcanos contidos em algumas marcas, causa dano também. Usar um extintor para apagar um incêndio pode salvar vidas, mas infelizmente contribui para o aumento do buraco da camada de ozônio.


Inseticidas
















Quem nunca se horrorizou com a aparição de uma barata e tacou-lhe aquele monte generoso de mata insetos na coitada? Pois é, os inseticidas que protegem nossas casas também são um motivo de preocupação por seu impacto na camada de ozônio pois, como a maioria dos aerossóis, eles também tendem a usar CFCs e HCFCs como propelente, isto é, uma substância que é capaz de realizar a propulsão de um corpo sólido, no caso a "latinha" do produto. 


Hairsprays & Espumas de Plástico
















Outros produtos que usam CFC na maioria das vezes são hairsprays, por exemplo o laquê, muito utilizado pelo Donald Trump, e espumas de plástico, usadas em aparelhos eletrônicos, como refrigeradores e condicionadores de ar.

  • O que isso vai mudar em nossas vidas?
Destruímos frequentemente. Depois não poderemos reclamar se não sobrevivermos para contar história...

A camada de ozônio é uma "capa" de gás que envolve a Terra e a protege de várias radiações, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de câncer de pele. Além disso, sem a "capa" as geleiras não têm proteção contra os raios e derretem, e sabemos bem o que acontece depois...

















Alguns produtos já foram substituídos por outros menos danosos (mas lembre-se, ainda danosos) ao ambiente, como na fabricação de geladeiras, secagem de roupas e aerossóis, graças ao Protocolo de Montreal (citado no vídeo). 

Não só os cidadãos como o governo percebem que o Protocolo de Montreal, criado há muito tempo, diferentemente de qualquer outra lei teve um resultado efetivo ambiental, coisa que não acontece devido à impotência das leis ambientais. O sucesso e a mobilização provenientes de tal Protocolo atingiram não somente as indústrias que utilizam CFC, mas também o governo, que se propôs a realizar projetos ambientais - e isso já são vários passos na direção certa!

Assim, lá por 2050 é possível que a camada de ozônio na Antártida esteja totalmente renovada, e estaremos mais seguros dos raios ultravioletas, por exemplo. Além disso, aumentará a vida na Terra, quem sabe? Para ajudar no processo, evite ao máximo produtos que contenham CFC, porque agora sabemos o que acontece ;) Enfim, nos vemos na próxima postagem, até mais!
  •  

Links usados para pesquisa/créditos:
Science Mag
http://www.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/substancias-destruidoras-da-camada-de-ozonio
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-cataliticas-os-cfcs.htm
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/camada-de-ozonio.htm
http://www.vidasustentavel.net/meio-ambiente/conheca-alguns-produtos-que-causam-a-destruicao-da-camada-de-ozonio/
http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2003-09-15/uso-de-cfc-em-aerossois-e-proibido-no-brasil-desde-1988
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/1880-substituto-dos-gases-cfc-o-hfc-possui-alto-potencial-de-aquecimento-global.html

2 comentários:

  1. Meninas! Parabéns, novamente! Nossa que vídeo maravilhoso produzido por vocês! Digno de usar em aulas de química! Podem ficar orgulhosas, pois vocês merecem! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Meninas! Adorei o comentário sobre o laquê do Trump, kkkkk.

    ResponderExcluir