1.7.16

O TEDxYouth na Sustentabilidade Ambiental

|| || ||

Olá, seres humanos que acompanham nossas postagens toda a semana! Já mencionamos o quanto queremos o verão de volta? Pois é, hoje tivemos sol(zinho) e calor(zinho) pela parte da tarde, e agora já volta aquela sensação maravilhosa de frio! Bom, não é para reclamar da temperatura que viemos (isso daria uma postagem enorme), mas para contar-lhes sobre um evento que aconteceu na nossa escola (Colégio Anchieta) dia 23/06. O nome desse evento é TEDxYouth. O que é isso, afinal? grrrger

O TEDxYouth que aconteceu semana passada trouxe muitas reflexões para o público jovem. Foi muito divertido e inteligente e, principalmente, inspirador - um evento bem organizado e criativo! Trouxe ideias capazes de mudar o mundo e que devem ser espalhadas por aí. Caso você queira um resumo do que aconteceu por lá, visite o site da nossa escola clicando aqui. Além de outros (as) incríveis speakers, hoje iremos focar em duas em especial: a Bárbara Amorim e a Sofia Calderano, até porque elas relacionam perfeitamente com o tema do blog. Para saber mais um pouco sobre elas e para acompanhar essa postagem bem reflexiva, clique em 'continue lendo' e vamos lá!


  • Conheça mais sobre o evento e sua organização


  • Sofia Calderano

Em outubro de 2015, a estudante de 17 anos Sofia ajudou pela primeira vez, através de uma parceria entre o colégio que estuda e a Teto, a erguer a casa para uma família. E não parou por aí! Em dezembro do mesmo ano construiu outra casa e pretende continuar com isso. Ela conta como fazer voluntariado mudou a vida e perspectiva dela sobre as coisas, e tenta inspirar-nos a abraçar causas em prol de quem necessita.

A ONG Teto

No Brasil, essa ONG já construiu cerca 2.400 casas, espalhadas pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Paraná. Ela procura superar a situação de extrema pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades mais precárias, junto da ação dos moradores e dos jovens voluntários, buscando um lugar justo para todos! Colabore clicando aqui.

  • Bárbara Amorim

Em 2014, Bárbara e suas colegas tiveram que pensar sobre um projeto criativo para a feira de ciências da Escola Estadual Aída Ramalho, em Mossoró, Rio Grande do Norte. Elas olharam as redondezas da escola e de suas vizinhanças e se depararam com o maior poluidor da região: O papel Kraft usado para embalar o cimento. Visto que as indústrias não reutilizavam a embalagem de nenhuma forma, elas bolaram a solução. Com a ação elas conseguiram criar blocos de cimento resistentes a 1,7 toneladas. Com a criação, Bárbara ganhou várias premiações, em especial, o “Melhoradores - Vamos Juntos Melhorar o Mundo” do “Meus prêmios Nick 2015”, do canal à cabo Nickelodeon – e, ainda, participou da LIYSF, uma feira de ciências que aconteceu em Londres.

Abaixo, você pode assistir a um vídeo das três meninas, explicando sobre o projeto pedindo o voto para a 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (13ª FEBRACE), a qual foram premiadas com o quarto lugar:




  • O que nós podemos fazer para mudar o mundo
Voluntariado - Roberta Leal
















Acho que o voluntariado pode mudar o mundo devido ao seu caráter solidário. A sua definição básica indica que é a medida do esforço feito pelos seres humanos, sendo assim, a colaboração e a dedicação pelo próximo. Você já parou para pensar que o que você faz bem pode fazer bem a alguém? O trabalho voluntário baseia-se nesse questionamento, é colocar à disposição da sociedade um talento que possuímos. Você sabia que as pessoas que atuam como voluntárias movidas pelo amor (não por alguma recompensa, como nota na faculdade, dinheiro…) vive em média quatro anos mais (segundo estudo da Universidade de Michigan)? Tá esperando o quê para começar a ser voluntário? Ajude o próximo, a si mesmo e de quebra a mudar o mundo!


Energia Elétrica - Rosa Kim
















Penso que pequenos detalhes no nosso cotidiano já fazem uma enorme diferença nesse aspecto. Podemos aplicar em nossas rotinas singelos costumes, como: comprar roupas feitas de tecidos que não necessitem ser passados a ferro, manter os aparelhos domésticos que não estão em uso fora da tomada, manter apagadas as luzes de cômodos que não estão em uso. Ah! E a geladeira! Não precisamos deixá-la na temperatura mínima, somente nos dias muito quentes. E para os dias muito frios, uma alternativa preciosa é o uso de bolsas de água quente, que são muito eficazes para esquentar aqueles pezinhos gelados, dispensando de um ar condicionado ligado full time.

Ser atento ao mundo a sua volta - Rosana Pereira

















Refletindo sobre a história de Bárbara e suas colegas sobre a produção do bloco de cimento, eu cheguei a uma conclusão - elas, primeiramente, só precisaram notar o ambiente que as cercavam para então perceberem o que mais poluía ali. A partir disso, sabiam de uma coisa: "Precisamos criar uma forma de reciclar a embalagem e torná-la útil novamente.” O que gostaria de dizer com isso é: se todos nós usássemos nossa capacidade de percepção, compreendêssemos o mundo a nossa volta e nos questionássemos sobre o porquê de tanta poluição, ou sobre as causas da escassez de água... Acredite, muita coisa poderia ser modificada, possivelmente o mundo inteiro. Precisamos apenas de um problema, um olhar atento, uma vontade de mudança e soltar a imaginação!


Separar o lixo seco e orgânico - Victoria Fonseca
















A forma correta de descarte é uma maneira muito simples e relativamente fácil que pode mudar o mundo. É nossa responsabilidade nos comprometermos com a redução da produção e com a separação correta entre lixo seco e orgânico. Aqui em casa a gente tenta separar o máximo possível, e o prédio inclusive pede e apoia o descarte correto. Cada coisa tem o seu lugar, e precisamos facilitar o trabalho da separação do lixo! Aí na imagem acima são apenas alguns exemplos do que se deve separar. E aí, você separa o lixo corretamente?
  •  




















Tanto a Sofia quanto a Bárbara mencionaram em suas palestras a respeito de seguir em frente com seus desejos e talentos. Ambas mostraram muita solidariedade em apresentar projetos que, além de serem uma experiência de vida incomparável, ajudaram pessoas que as cercavam.

A Sofia demonstrou muita coragem e perseverança ao passar alguns dias longe do conforto de sua casa para dedicar seu tempo a outro alguém. Essa garra que ela provou ter incentiva muitos a tomarem iniciativa com outros projetos, assim como a Bárbara que, com dedicação e esforço, conseguiu levar sua ideia para fora do Brasil.

O incentivo é extremamente importante quando se trata de seguir em frente. Pequenos atos são o suficiente para mudar o mundo. Você já parou para pensar que, apenas elogiando o dom de alguém, você está incentivando ela a avançar com esse talento?

Levemos como exemplo de incentivo o programa (do governo) de estímulo a inovações sustentáveis, que investiu em 2014 R$ 4,3 bilhões de reais em projetos que promovem o desenvolvimento sustentável em território nacional. OK, esse “empurrãozinho” envolveu uma grande quantia de dinheiro na causa, mas não deixa de ser uma grande motivação.

Em 2015, nos foi solicitada a tarefa de executar um trabalho motivacional, e a Roberta e a Vicky fizeram esse vídeo sobre o poder das palavras, que se encaixa muito bem na mensagem que queremos passar:



"Não importa se é um ato grande, como os famosos que usam sua fama para o bem, ou pequeno, como um simples sorriso. Se é factível, possível e pode mudar a vida de alguém, não há porque não realizar."

Com esse trabalho e postagem, aprendemos que tão importante quanto o trabalho em si é o estímulo recebido para a sua execução. Ajudem um amigo a realizar seu desejo apenas pelo encorajamento de seguir em frente. E, que tal aproveitar esses dons e talentos e entrar no clima da sustentabilidade, procurando soluções para os problemas ambientais que nos cercam? Enfim, esperamos que tenham gostado da postagem dessa semana, ficou enorme. Até a próxima semana :)

  •  

Links usados para pesquisa/créditos:
Imagens do Colégio Anchieta
Guia do Meio Ambiente - Zero Hora

Um comentário:

  1. Como sempre a "fórmula mágica" de vocês me surpreende a cada semana...Além de desenvolver com excelência o tema proposto, foram muito criativas ao propor, cada uma, uma pequena (grande) sugestão de ideia para mudar o mundo hoje. Parabéns pelo envolvimento de sempre nesse blog tão maravilhoso! Beijos!

    ResponderExcluir