24.6.16

Mudanças Climáticas e a Escassez da Água

|| || ||

















Olá, habitantes do planeta Terra! Hoje a temperatura deu uma amenizada pela parte da tarde, graças a Deus! 17°C após incontáveis dias de frio. Não é tanto sobre essa amplitude térmica que vamos falar hoje, mas sim sobre as mudanças climáticas e seu papel contra a água. Essas mudanças são ocasionadas não só pela emissão de gases poluentes (entre outros nessa mesma categoria), como também por 'causas naturais', isto é, o aquecimento mínimo esperado nas próximas décadas, por exemplo. Contudo, o enfoque escolhido por hoje será o Aquecimento Global, e o relacionaremos com um problema gravíssimo e cada vez mais presente e alarmante para todos nós: a escassez da água. haha
Simplificadamente, o que acontece é que as variações climáticas provocadas pela poluição, impermeabilização do solo ou desmatamento acarretam em alterações no curso da água da chuva, além de modificar o regime de precipitação. Assim, diminuindo a já minúscula porcentagem  (1%) de água doce no planeta. Agora, basta clicar em 'continue lendo'! Saiba mais sobre o que aconteceu, o que acontece e o que vai acontecer daqui alguns anos com nosso estoque de água potável.hsgrzsef



Sobre o assunto temos muito (e bota muito) o que falar, visto que é tão presente hoje em dia nas mais diversas discussões. A escassez de água que anda preocupando órgãos, governos e cidadãos, deve-se aos mais diversos fatores; e a maioria deles poderia ser evitado por nós. A partir das conclusões do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), nossas preocupações não se limitam mais apenas à poluição das águas e o mau uso desta. Fortes mudanças climáticas irão atingir o planeta, com, pelo menos, de aumento na temperatura previsto para as próximas décadas. E o ponto principal é: Com as áreas de preservação tão degradadas e o recurso hídrico de tal forma se esgotando, o que ocorrerá com o meio ambiente conforme essas mudanças?

















O tal do Aquecimento Global não escapa dessa, muitas pesquisas comprovam que ele é o grande fator para a mudança no aquecimento dos oceanos, a diminuição da quantidade de água sólida (geleiras) que servem de abastecimento para inúmeras regiões e também nas mudanças climáticas que estão a ocorrer. Ainda, o desmatamento de áreas verdes que deveriam servir para a recarga de água no subsolo é outro fator agravante.

Sobre o contexto do desmatamento, o biólogo e diretor do Departamento de Áreas Protegidas (DAP) do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Henrique Collaço de Carvalho diz que a solução para a crise de escassez de água que vem ocorrendo em regiões do Brasil ocorreria pela criação e métodos de preservação das UCs (unidades de conservação da natureza) nos centros urbanos, onde o solo asfaltado, impermeável e sem área verde dificulta e muito a retenção de água no solo, necessária para o abastecimento e fluxo das águas dos rios. A conservação dessas áreas em torno dos centros urbanos já seria capaz de reverter essa situação e ainda mudar o regime de precipitação das chuvas. Brasília é a cidade modelo, nesse aspecto, em nosso país, tendo sido planejada de forma que haja várias áreas de preservação suficientes para o abastecimento. Abaixo, um vídeo que fala sobre isso:



Com esses fatores contribuindo no âmbito climático e sobre a água, ocorrem os períodos de estiagem, de crises de abastecimento e, após esse período, ocorrem as chuvas e tempestades em abundância. O que acaba iludindo moradores de áreas como Sul e Sudeste do país, que não sofrem com secas como no Nordeste, de forma que tenham menor noção sobre a escassez da água e a importância de poupá-la e de conservar o ambiente que a protege.

  • Notícia dessa semana

Chocante foi descobrir, dia 23/06, que as autoridades desvendaram um crime envolvendo uma das marcas de água vendidas em grandes redes de supermercados. Havia a presença de coliformes totais e bactérias na água! É assim que se contribui para o desperdício de água :) Leia mais sobre a notícia clicando aqui.

  • Soluções?
Métodos eficientes produzidos por órgãos e instituições são aqueles que estudam o passado para melhorar o cenário futuro. Na maioria dos casos, é difícil recuperar áreas devastadas pelos homens; no entanto, ter uma visão do que causou tal degradação gera a consciência do que deve ser feito para se preservar tudo isso do que precisamos.

Um exemplo desse tipo de projeto é o “Resposta da porção oeste do Oceano Atlântico às mudanças na circulação meridional do Atlântico: variabilidade milenar a sazonal” da USP – SP que investigou o passado para entender a diminuição da circulação de águas entre o Atlântico Sul e o Atlântico Norte e, então, chegou à conclusões que levam novamente ao fator do Aquecimento Global.

Outro exemplo é esse vídeo sobre a importância da água e o que sua falta causa, dando enfoque para aqueles que não tem acesso a ela. Apresenta soluções para o problema a partir de sua Organização (charitywater.org). Legendamos o vídeo, pois é em inglês. Vale a pena assistir, é bem interessante!



Bom, as matérias e campanhas que nos indicam dados sobre o aumento da escassez de água ao redor do mundo ou nos dizem para não deixarmos a torneira aberta ao escovar os dentes, tomar banhos curtos e lavar a calçada com água reutilizada - isso tudo já estamos cansados de ver ou ouvir, mas o que precisamos pensar é que mesmo que a falta de água talvez não afete a nossa vida hoje, ela pode começar (já começou, há muito tempo) a afetar a vida de outros; e de outras gerações, talvez dos nossos filhos. Além disso, avaliando a importância vital da água, percebemos que queremos que nossos filhos encontrem facilidades em tê-la ou, até mesmo, não precisem presenciar desastres naturais causados pelo Aquecimento Global, pela falta de áreas verdes, pela falta de água...

Tudo que estamos vendo agora!
  •  

Para finalizar, dessa vez separamos uma música relacionada ao tema. É do Guilherme Arantes, e se chama Planeta Água. Enfim, após essa longa postagem, até a próxima semana! :)



"Águas que banham aldeias e matam a sede da população."

  •  

Links usados para a pesquisa:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/economia/noticia/2016/06/operacao-combate-comercio-de-agua-mineral-contaminada-com-bacteria-e-coliformes-6142488.html
http://www.folhadomeio.com.br/publix/fma/folha/2007/03/3agua175.html
http://www2.ana.gov.br/Paginas/portais/MudancasClimaticas/mudancasclimaticas.aspx
http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2015/02/desmatamento-e-mudanca-climatica-reduzem-chuva-e-provocam-crise
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/dia_do_meio_ambiente/aguas_para_o_futuro/
http://viajeaqui.abril.com.br/materias/mudancas-climaticas-circulacao-das-aguas-do-atlantico

Um comentário:

  1. Meninas, parabéns! A fórmula mágica de vocês, ao desenvolverem um post, está dando certo! Vamos aos elogios:
    1) Texto completo sobre o tema e agradável de ler;
    2) Vocês conversam com o leitor, deixando-o à vontade;
    3) Uso do GIF (ninguém tinha usado, até então).
    4) Vídeos excelentes! Parabéns, Vicky, pela inserção de legendas de sua autoria!
    5) Comentaram sobre um assunto atual e regional (caso da água mineral contaminada). Isso demonstra que vocês são "antenadas" ao mundo que as cerca! Adorei o tópico "notícias da semana"!
    6) Uso do "tachado" (palavra riscada) no texto para enfatizar suas ideias;
    7) Excelente posicionamento crítico e reflexivo sobre o tema;
    8) Ótima escolha de música alusiva ao tema;
    9) Frase inspiradora no fim do post;
    10) Inserção das referências bibliográficas.

    P.S. Preciso (e muito!) mostrar o blog de vocês ao mundo!
    Parabéns!
    Bjinhos

    ResponderExcluir